Todos os nossos serviços são oferecidos de maneira gratuita aos seus atendidos e familiares. Mantemos nossa instituição com doações da comunidade, convênios com o poder público, e projetos sociais, a manutenção das atividades só é possível a partir de parcerias e doações. A APAE oferece serviços nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

Serviços na área de Assistência Social

A atuação do Assistente Social na APAE está voltada ao atendimento das pessoas com deficiência e suas famílias, visando assegurar e viabilizar encaminhamentos e orientações aos programas, projetos e serviços sociais, proporcionando acesso às demais políticas públicas, para garantia da dignidade e inserção das pessoas com deficiência na sociedade, como cidadãos de direito. A principal atribuição do assistente social em todos os segmentos da sociedade é trabalhar na defesa e garantia dos direitos sociais.

Com objetivos de oferecer serviços de Proteção Especial de Média Complexidade e serviços de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiências e suas Famílias por meio de: Atendimento Individual aos Familiares; Avaliação Inicial e Elaboração de Laudos Diagnósticos; Encaminhamento e Orientação à Benefícios e Serviços da saúde; Mobilização para a Cidadania; Convivência e fortalecimento de vínculos com Mães e Voluntários.

Serviços na área de Educação

Os serviços pedagógicos oferecidos pela instituição, são garantidos mediante acordo de cooperação entre a Entidade e a Fundação Catarinense de Educação Especial em conformidade com as diretrizes das políticas de Educação Especial. Oferecemos: Turmas de Estimulação Precoce (0 a 5 anos e 11 meses); Turmas de Serviço de Atendimento Específico/SAE (acima de 18 anos); Turma de Serviço Pedagógico Específico/SPE (6 a 17 anos); Serviço de Vivências Laborais (acima de 18 anos); Serviço de atendimento específico SAE/TEA (acima de 18 anos); Serviço de Convivência (acima de 40 anos); Aulas de Educação Física; Aulas de Artes; Aulas de Informática Educativa e Aulas de Música.

Programa de Estimulação Precoce

O Programa de Estimulação Precoce: Tem como público alvo: crianças com idade entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias. A partir dos quatro anos de idade, ela deve estar obrigatoriamente matriculada na rede regular de ensino, no contra turno. O público da Estimulação Precoce compreende bebês de risco e crianças com atraso global do desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA), distúrbios ou doença envolvendo as estruturas e as funções do Sistema Nervoso  Central  (SNC),  ocorridos  durante  o  período  de  desenvolvimento neuropsicomotor (pré, peri e pós-natal) até 4 anos, que apresentem como consequência deficiência em ao menos duas das seguintes funções do corpo, baseado na Classificação Internacional  de  Funcionalidade  Incapacidade  e  Saúde  (OMS,  2003): neuromusculoesqueléticas, mentais, da voz e fala, e sensoriais. O programa tem como objetivos gerais: Proporcionar aos educandos que apresentam atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, atendimento a nível de detectar, diagnosticar e realizar tratamento; Proporcionar  atendimento  educacional  das  habilidades  essenciais  nas  áreas  de desenvolvimento,  como:  pessoal,  social,  cognitiva,  sensório-perceptiva,  motora, respeitando-se a faixa etária e o atraso apresentado a fim de obter o máximo de potencial e de atender o usuário em suas necessidades essenciais em seu desenvolvimento global; Desenvolver,  preservar  e  qualificar  o  desempenho  das  funções  cognitivas.  Os atendimentos são realizados individualmente, em sessões de 40 minutos, com frequência de duas vezes na semana de acordo com o plano de atuação, respeitando-se os critérios técnicos.  O  processo  de  avaliação  da  criança  deve  ser  realizado  constantemente  por todos os membros da equipe e tem como intuito conhecer o desenvolvimento dela nas diferentes áreas, bem como, as condições do meio ambiente em que ela se desenvolve. O envolvimento da família é de extrema importância no serviço de estimulação precoce. Os  pais  e/ou  responsáveis  devem  participar  ativamente  durante  o  processo  para assegurar  a  eficácia  do  plano  individual  e  sua  continuidade  no  lar,  devendo  receber orientação individual em função das condições particulares de seu filho. É preciso que reconheçam  e  valorizem  as  atividades  lúdicas  como  ponto  de  partida  para  o desenvolvimento da criança. Esta modalidade de atendimento baseia-se, sobretudo no trabalho multiprofissional, mantendo contato com outras instituições. Os profissionais envolvidos neste serviço prestarão assessoria em outras entidades, com planejamento específico.  A  avaliação  ocorre  de  forma  processual  e  descritiva.  Semestralmente  os professores e técnicos envolvidos  apresentam  relatórios para discussão dos objetivos pré-determinados e realização do planejamento.

      Serviço de Atendimento Específico - SAE TEA

      O Serviço  de  Atendimento  Específico/Transtorno  do Espectro  Autista  / SAE/TEA:  tem  como  objetivo  geral  prever  estratégias  e procedimentos de ensino que facilitem a participação do educando em todas as etapas do  seu  desenvolvimento,  dentro  do  contexto  ecológico  e  comunitário.  O  ponto  de referência será sempre o aluno. O ensino deve ser apropriado a idade cronológica (tratar acriança como criança, o adolescente como adolescente e o adulto como adulto).  Para facilitar a generalização do educando, utilizar vários ambientes. (Ambientes naturais na escola  e  na  comunidade).   

       Priorizar  interação  entre  alunos  e  outros  membros  da comunidade.    Oferecer  apoio,  suporte  e  adaptações  necessárias.  O  uso  de  materiais visuais tem sido um meio efetivo de desenvolver habilidades e permitir alunos a usarem estas  habilidades  independentes.  O  público  alvo  são  educandos  com  Diagnóstico  de TEA com baixo nível funcional/nível 3 ou deficiência intelectual grave associada ao TEA, acima de 18 anos.

       Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira num período de 04 horas diárias, sendo que alguns alunos frequentam em dias alternados em função  de  suas  especificidades.  A  avaliação  acontece  de  forma  descritiva, semestralmente,  apoiando-se  em  registros  dos  professores,  fisioterapeutas, fonoaudiólogas  e  psicólogas,  informando  o  desenvolvimento,  a  aprendizagem  e  as necessidades dos educandos. Serão realizados Planos Individuais de Atendimentos, com a participação da Equipe Multiprofissional e Pedagógica.

      Serviço de Atendimento Específico – SAE

      Serviço  de  Atendimento  Específico  /  SAE:  Tem  como objetivo geral consolidar hábitos e atitudes já adquiridas na vida diária e iniciar o contato do educando com atividades que proporcionem autonomia, independência, momentos de  lazer,  interação  com  a  vida  em  sociedade  e  com  os  conhecimentos  científicos produzidos pela humanidade. As intervenções executadas no SAE devem possibilitar que  os  educandos  ampliem  a  sua  capacidade  de  realizar  tarefas  associadas  ao autocuidado,  segurança,  saúde,  tomada  de  decisões,  expressão  de  preferências  e comportamentos  socialmente  aceitos,  tendo  como  ponto  de  partida  as  suas potencialidades  e  minimizando  as  limitações.  O  público  alvo  são  educandos  com diagnóstico  de  deficiência  intelectual  moderada  ou  grave  associada  ou  não  a  outras deficiências, acima de 18 anos. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira num  período de  04 horas  diárias, sendo  que alguns alunos  frequentam em dias alternados em função de suas especificidades. A avaliação acontece de forma descritiva, semestralmente,  apoiando-se  em  registros  dos  professores,  fisioterapeutas, fonoaudiólogas  e  psicólogas,  informando  o  desenvolvimento,  a  aprendizagem  e  as necessidades dos educandos. Serão realizados Planos Individuais de Atendimentos, com a participação da Equipe Multiprofissional e Pedagógica.

      Serviço Pedagógico Específico - SPE

      O Serviço Pedagógico Específico / SPE: tem como objetivo geral  desenvolver  as  áreas  do  desenvolvimento  atendendo  as  necessidades  dos educandos, um  trabalho  e  uma  educação voltada  para  a autonomia,  independência e autoconfiança  do  aluno,  proporcionando  atividades  que  oportunizem  ao  educando  o contato com o mundo físico e social para que haja compreensão e interação dos mesmos com o meio em que vivem. Considerando-se que o SPE é um espaço temporário e tendo-se  em  conta  o  retorno  para  a  rede  regular,  é  importante  que  se  trabalhe  questões sensoriais,  de  comunicação  e  comportamentais  dos  educandos.  Manter  o  foco  em estratégias  pedagógicas  que  proporcionem  o  desenvolvimento  de  habilidades  que antecedam e favoreçam a apropriação dos conceitos científicos. Para tanto, devem ser desenvolvidas atividades que promovam a qualificação das habilidades intelectuais, das habilidades motoras e das habilidades sociais. O público alvo são educandos com idade de 06 a 17 anos com Deficiência Intelectual Grave ou Profunda associadas ou não a outras deficiências, desde que associados a quadros de saúde e/ou comportamentais que inviabilizem sua permanência no contexto escolar.

      Serviço de Convivência

      O Serviço de Convivência: Tem como objetivo geral qualificar o  processo  de  viver  e  envelhecer  das  pessoas  idosas  e/ou  em  processo  de envelhecimento,  com  diagnóstico  de  deficiência  intelectual  moderada  ou  grave associada  ou  não  a  outras  deficiências  e/ou  diagnóstico  de  TEA.  O  Serviço  de Convivência  destina-se  ao  atendimento  de  pessoas  idosas  e/ou  em  processo  de envelhecimento,  com  diagnóstico  de  deficiência  intelectual  moderada  ou  grave associada ou não a outras deficiências e/ou diagnóstico de TEA. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira num período de 04 horas diárias, sendo que alguns alunos frequentam em dias alternados em função de suas especificidades. A avaliação acontece de forma descritiva, semestralmente, apoiando-se em registros dos professores, fisioterapeutas,  fonoaudiólogas  e  psicólogas,  informando  o  desenvolvimento,  a aprendizagem e as necessidades dos educandos. Serão realizados Planos Individuais de Atendimentos, com a participação da Equipe Multiprofissional e Pedagógica.

      Programa de Vivências Laborais / Produção de Doces

      A turma de vivências laborais, funciona como uma modalidade de inserção da pessoa com deficiência, que tem por objetivo a integração social por meio de atividades de adaptação e capacitação para o trabalho de adultos que devido ao seu grau de deficiência, transitória ou permanente, não possam desempenhar atividade no mercado competitivo de trabalho. Por meio da produção de biscoitos e doces, se oportunizou a vivência real de execução de tarefas laborais em uma situação natural contribuindo para que a aprendizagem tivesse um sentido e, portanto, pudesse ser estendida em situações de trabalho, mesmo fora da instituição. 

      Educação Física

      As aulas de educação física tem  como  objetivo  geral proporcionar um processo de construção da cultura corporal, por meio da participação em atividades de educação física que valorize a realização do usuário respeitando todos os aspectos da dimensão humana e do meio ambiente. As atividades desenvolvidas pela Educação Física são ações pedagógicas conscientes e comprometidas com a totalidade do processo educativo, interagindo com as demais áreas e oportunizando a produção e a socialização do conhecimento, pois, a prática regular de atividades físicas auxilia no desenvolvimento  da  aptidão  física,  aqui  entendida  como  a  capacidade  de  realizar atividades  cotidianas,  com  o  menor  esforço  e  maior  segurança.  As  Atividades  de Educação  Física são oferecidas 03 vezes na semana para cada turma, para todos  os educandos que frequentam  os  serviços  de SPE,  Serviço  de Convivência,  Serviço  de Vivências Laborais e SAE. Também serão disponibilizadas 4 aulas para cada turma de Estimulação Precoce que estiverem completas em sua enturmação. Os atendimentos são realizados de forma integrada, respeitando suas limitações e potencializando ações que melhorem  sua  qualidade  de  vida.  Oportunizar  atividades  de  educação  física  ou treinamentos em modalidades específicas favorece a inclusão e proporciona a aquisição de responsabilidades, ética, cooperação e respeito mútuo.

      Artes

      As  aulas  de  Artes  têm  como  objetivo  geral  aguçar  a criatividade  de  modo  a  se  tornarem  mais  observadores  e  críticos,  desenvolvendo  o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, as de outros colegas e pelas obras de arte com as quais entrem em contato, e desta forma favorecer o desenvolvimento das suas competências básicas, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura. As aulas de  arte  surgem  com  o  objetivo  de  preservar  e  de  impulsionar  a  dinâmica  do desenvolvimento  e  da  aprendizagem,  enriquecendo  a  autonomia  do  educando  e favorecendo o contato sistemático com os  conteúdos, temas e atividades que  melhor garantirão seu progresso e integração na sociedade. As Atividades de Arte são oferecidas 03  vezes  na  semana  para  cada  turma,  para  todos  os  educandos  que  frequentam  os serviços de SPE, Serviço de Convivência, Serviço de Vivências Laborais e SAE. As atividades  artísticas  são  desenvolvidas  de  forma  integrada,  tendo  como  objetivo proporcionar a ampliação da sensibilidade, percepção, imaginação e o desenvolvimento do pensamento e habilidades artísticas. São desenvolvidas atividades de artes plásticas, visuais, dança, música e teatro.

      Informática Educativa

      As aulas de informática educativa têm como objetivo geral: articular o acesso às tecnologias digitais como recurso pedagógico e promover a inclusão digital  dos  educandos.  Promovendo  o  uso  pedagógico  da  informática  na  educação especial, integrando a informática educativa com a proposta de ensino pedagógica da escola, a fim de desenvolver diversas habilidades com o uso do computador e contribuir com a educação do aluno, estimulando o aprendizado, contemplando as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar. As Atividades de Informática Educativa são oferecidas 03 vezes na semana para cada turma, para todos os educandos que frequentam os serviços de SPE, Serviço de Convivência, Serviço de Vivências Laborais e SAE. As Atividades  de  informática  educativa  utilizam  recursos  que  potencializam  as  práticas pedagógicas e sociais, possibilitando a aprendizagem e a inclusão digital, favorecendo a prática de novas habilidades, criatividade, concentração, memória e trabalho em grupo, através de softwares e programas educativos.

      Música

      As aulas de música têm como objetivo geral: Criar um espaço de  musicalização,  proporcionando  a  inclusão  no  mundo  da  música  e  melhoria  da qualidade de  vida  das pessoas  com  deficiência  atendidas  pela  APAE  de  Ituporanga, articulando música ao aprendizado e formação integral dos mesmos. Com as atividades de musicalização, pretende-se ampliar a linguagem oral, visual e corporal dos alunos, agindo  assim  como  ferramenta  socializadora.    A  musicoterapia  busca  desenvolver potenciais e restaurar funções do indivíduo para que ele alcance uma melhor integração intrapessoal  e,  consequentemente,  uma  melhor  qualidade  de  vida.  As  Atividades  de Música são oferecidas 02 vezes na semana para cada turma, para todos os educandos que  frequentam  os  serviços  de  SPE,  Serviço  de  Convivência,  Serviço  de  Vivências Laborais e SAE. É importante ressaltar que o atendimento será planejado considerando as especificidades de cada educando, respeitando as limitações e particularidades que cada um apresenta

      Serviços na área da Saúde

      O objetivo deste serviço é à realização de avaliação e acompanhamento dos atendidos a fim de propor ações de habilitação e reabilitação, para melhoria da sua qualidade de vida e de suas famílias. Oferecemos atendimento multidisciplinar com: Médico, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta e Psicóloga.

      Fisioterapia

      É uma ciência aplicada da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas. O objeto de estudo é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função. O papel do fisioterapeuta é fazer com que o paciente redescubra seu potencial e, através de exercícios, recursos físicos e técnicas específicas, contribua para prevenção de doenças, recuperação e reabilitação após acometimento de uma patologia ou acidente, proporcionando maior independência, funcionalidade e melhor qualidade de vida. O setor de Fisioterapia é responsável pela avaliação, prevenção, habilitação e reabilitação motora de acordo com as necessidades apresentadas pelo paciente, prevenindo anormalidades, contraturas e deformidades, estimulando o máximo a capacidade motora do paciente, visando seu desenvolvimento, facilitando as atividades de vida diária. O atendimento fisioterápico baseia-se fundamentalmente em estimulação motora e estimulação sensorial, onde nossos alunos são exercitados para que adquiram padrões motores que lhes permitam uma melhor qualidade de vida, visando a sua independência física. É realizado trabalho de orientação junto aos familiares para conscientizar quanto a importância da continuidade da estimulação em casa, corrigindo posturas viciosas, facilitando as transferências e manuseios do paciente, prestando auxílio e dando orientações aos professores, quando for necessário.

      Psicologia

      O Serviço de Psicologia no contexto da Educação Especial tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral do aluno com deficiência, auxiliando na formação de sua personalidade, construção do conhecimento bem como na elaboração do pensamento e sentimentos. O trabalho consiste em apoiar e orientar as famílias, alunos e equipe multiprofissional para estabelecimento de metas de aquisição e aprimoramento de habilidades sociais, afetivas e comportamentais mais adequados à realidade de cada contexto, visando o pleno desenvolvimento do aluno e sua inclusão na sociedade. Os atendimentos são prestados por meio de processos individuais, de grupo, acompanhamento e orientações às famílias, alunos, e profissionais da escola, visando prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais, que possam interferir no desenvolvimento de potencialidades e qualidade de vida em saúde mental.

      Fonoaudiologia

      Auxiliar no maior desenvolvimento das potencialidades individuais visando melhor domínio da situação de comunicação, realizar estimulação da linguagem e/ou fala com o objetivo de prevenção e reabilitação  a possíveis alterações nessas áreas, viabilizar aos alunos o aprimoramento e uso de diferentes formas de manifestação da linguagem para que possam entender e expressar os elementos de seu mundo e estabelecer relações em grupos sociais cada vez mais amplos, auxiliar no desenvolvimento e nas adaptações necessárias para melhoria da mastigação, deglutição e respiração. Atividades desenvolvidas:

      •São realizadas, em terapias individuais e grupais, estratégias articulatórias e de produção da fala;

      •Trabalhar num âmbito geral a comunicação humana independente dos caminhos para torná-la possível;

      •Objetivo de dar suporte aos professores, orientando-os em relação à terapia oferecida ao aluno e quanto à continuidade deste trabalho em sala;

      •Manobras individuais para alunos com problemas de mastigação, deglutição e respiração;

      •Reuniões multidisciplinares para discussões de casos visando estabelecer a troca de experiências e informações beneficiando o aluno. Síntese dos atendimentos:

      • Triagem diagnóstica;

      • Avaliação clínica;

      • Solicitação de exames complementares e encaminhamentos a outros profissionais;

      • Estudo de caso;

      • Reavaliações periódicas;

      • Orientações a família e aos profissionais afins.

      Terapia Ocupacional

      A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde com forte inserção na área social e da educação. Busca desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas de qualquer idade que tenham seu desempenho funcional afetado por problemas motores, cognitivos e de inserção social. A Terapia Ocupacional utiliza como recurso terapêutico a atividade, adequando e/ou adaptando-a a cada necessidade, desenvolvendo, reabilitando e estimulando as capacidades funcionais.  Tem como principal objetivo a promoção da vida, em busca de uma melhor qualidade possível, visando o alcance do nível máximo de independência. No setor de Terapia Ocupacional da APAE, a criança é submetida a uma avaliação para identificar o seu desempenho atual, potencialidades e dificuldades. Independente do diagnostico a intervenção terapêutica ocupacional abrangerá os seguintes aspectos: Desenvolvimento neuropsicomotor: 

      • Estimular e incentivar as habilidades esperadas em cada faixa etária; 

      • Intervir no recém-nascido de risco prevenindo sequela e atraso no desenvolvimento;

      • Auxiliar no processo de aprendizagem escolar da criança com déficits e dificuldades pedagógicas;

      • Orientação familiar para descoberta de potencialidades;

      • * Favorecer o máximo de independência para as atividades da vida diária, pois tal independência permite a liberdade de desempenho nas atividades educacionais, de lazer e de trabalho, exercendo real significado para o indivíduo. Favorecer o brincar: A experiência do brincar livremente é vital para o crescimento e desenvolvimento normal de qualquer criança. Na Terapia Ocupacional, a atividade brincar, é utilizada para alcançar os objetivos do tratamento, como desenvolvimento da habilidade motora fina, controle postural e desenvolvimento de conceitos. O Terapeuta Ocupacional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia dos alunos com dificuldades de se integrarem na vida social devido aos seus problemas físicos, mentais ou emocionais. Cria e faz avaliação de atividades físicas, prestando atendimentos individuais e grupais. Além disso, a terapeuta ocupacional realiza adaptações de utensílios, mobiliários e ambientes, conforme a necessidade de cada paciente (aluno), sendo para alimentação, higiene pessoal, locomoção, entre outros, favorecendo sua autonomia, e promove treino funcional de atividade de vida diária (banho, alimentação, vestuário, mobilidade, cuidados pessoais, etc.). Também prescreve órteses para membros superiores, para alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo, e realiza adequações posturais em cadeira de rodas, favorecendo conforto, alinhamento postural e funcionalidade do paciente (aluno). Por outro lado, orienta as famílias, visando a sua participação ativa no tratamento. A ação prática da Terapeuta Ocupacional na APAE por meio de atividades selecionadas envolve a promoção e estímulos das atividades relacionadas ao autocuidado do aluno (atividades da vida diária, senso perceptivo, lúdicas, de aspecto afetivo e social).

      Medicina

      O atendimento médico da APAE de Ituporanga tem como objetivo, avaliar, diagnosticar e acompanhar clinicamente os alunos matriculados na APAE, em conjunto com atendimento multidisciplinar (psicologia / fonoaudiologia/ fisioterapia). Objetivo: Proporcionar tratamento e acompanhamento médico de alunos com distúrbios neurológicos e situações correlatas. As principais atribuições do profissional de medicina na APAE:

      • Atendimento clínico de alunos;

      • Realizar avaliação e diagnóstico dos distúrbios;

      • Indicar realização de exames complementares para investigação diagnóstica;

      • Tratamento e acompanhamento das patologias incidentes;

      • Aconselhamento quanto á conduta diante de pacientes com deficiência;

      Projeto Prevenir

      O  Programa  Prevenir  tem  por  finalidade  informar  a comunidade sobre a importância de prevenir deficiências e ou minimizá-las, pois de acordo com IBGE no CENSO de 2010, existe uma ligação direta entre pobreza, falta de informação e acesso a programas de saúde. A Organização Mundial de Saúde afirma que 70% das deficiências poderiam ser evitadas com medidas simples. Alguns objetivos foram elencados para o ano de 2020, dentre eles: Ampliar o Projeto Prevenir atingindo os municípios vizinhos atendidos; Utilizar os materiais de divulgação desenvolvidos: slogan da campanha “A prevenção está em suas mãos”, divulgar com uso de camisetas, folders informativos, outdoor, laços da conscientização, caminhadas, etc.; promover a capacitação para professores e auxiliares de educação das Unidades de Educação Infantil sobre prevenção  de  deficiências,  abordagem  em  sala  de  aula,  estimulação precoce  e sinais e sintomas de atraso global de desenvolvimento; Realizar orientação médica de prevenção para famílias de usuários quando consultados pelo médico da APAE; Realizar reuniões  periódicas  com  grupo  de  famílias  dos  educandos  atendidos  pela  APAE.  A APAE  de  Ituporanga  procura  promover  a  participação  de  todos  os  envolvidos  no processo  educacional  de  seus  educandos,  buscando  a  participação  dos  familiares, educandos e comunidade escolar através de reuniões, entrevistas, conversas para que as decisões tomadas em relação ao trabalho pedagógico têm a participação de todos.